É possível transmitir uma live por qualquer smartphone, o que possibilitou a popularização da ferramenta em plataformas como Facebook e Instagram, mas é cada vez mais comum as organizações optarem por todo um aparato técnico para transmitir o que deseja com mais profissionalismo. As grandes premiações da música e cinema, por exemplo, perceberam a queda da audiência na televisão e estão investindo espaços cada vez maiores na transmissão ao vivo para web.
Aliás, um tipo de conteúdo muito proveitoso para ser transmitido são os eventos ao vivo. Shows, festas, eventos culturais, tudo que possa trazer a energia ao vivo do público para as plataformas da internet. Os programas de televisão também já estão investindo em transmissão para o YouTube e Facebook e isso exige um equipamento técnico muito mais complexo do que um aparelho celular e um microfone.
Existem muitas vantagens de utilizar a ferramenta.
- Imediatismo: por ser ao vivo, o público acompanha de forma simultânea o que está sendo transmitido e isso exige que o conteúdo seja fresco, inédito, de uma forma que não possa ser deixado para outro momento. Lançamentos de produtos, cobertura de eventos, análises de jogos e filmes, programas de notícias, são ótimas estratégias;
- Interação: as lives permitem que o público interaja ao mesmo tempo com a plataforma, comentando, reagindo e dando opinião – tudo que os usuários das redes sociais gostam e procuram, por isso, é sempre bom incentivar o engajamento e as repostas;
- Vínculo: ao criar um planejamento com lives em temas específicos, você cria um vínculo com os usuários, pois eles se sentem próximos ao perfil, algo muito importante para conquistar empatia.